top of page

Nossa Missão

O Instituto de Educação “Santo Antônio” visa a formação integral do educando no sentido de fazê-lo cidadão honesto, educado e instruído, para o bem comum. Assim se propõe:

  • Educar seus alunos, dando-lhes formação moral, intelectual, física, social e religiosa, dentro da doutrina cristã colhida nos ensinamentos de Jesus Cristo, através dos ensinamentos da Igreja Católica Apostólica Romana preparando-os para a sua integração na Escola, na Família e na Sociedade;

  • Formar cidadãos úteis à Pátria, à família e ao próximo – membros integrados na comunidade.

Nossa Meta

A meta educacional do Instituto de Educação “Santo Antônio” – IESA é a formação integral do aluno, por meio do desenvolvimento harmônico de todas as suas potencialidades, proporcionando-lhe o ajustamento ao meio físico, social e religioso, começando desde a Educação Infantil, passando pelo Ensino Fundamental e culminando com o Ensino Médio. Para tanto, a metodologia indicada é baseada nos moldes tradicionais de ensino e da aprendizagem pela atividade – aprender fazendo. O Professor tem seu apoio e orientação a cargo da Coordenação Pedagógica, auxiliado a recursos educacionais e tecnológicos.

Nossos Valores

A proposta pedagógica de nosso Instituto fundamenta-se na inspiração das Escolas Católicas, fundadas por São João Baptista de la Salle no século XVII. Nossa educação está voltada à formação integral dos educandos, alicerçada no ensino das ciências, da cultura, da fé e da valorização da vida. O Instituto é um espaço de evangelização e apostolado, proporcionando aos professores, às crianças, aos jovens e às famílias dos mesmos uma experiência agradável de vida comunitária, alicerçada nos valores da amizade, respeito, solidariedade, caridade e do crescimento espiritual. Tais valores proporcionam uma verdadeira “Escola de Ciência e de Virtude”, lema inscrito no escudo de nosso Instituto.

O que Visamos

O Instituto de Educação “Santo Antônio” – IESA visa, através de seus alunos, levar sua influência cristianizadora para o seio das famílias e, por estas, à sociedade em geral. Desse modo, “a verdadeira educação deve promover a formação integral da pessoa humana, em vista de seu fim último e, ao mesmo tempo, do bem comum da sociedade, as crianças e jovens sejam educados de tal modo que possam desenvolver harmonicamente seus dotes físicos, morais e intelectuais, adquirir senso de responsabilidade mais perfeito e correto uso da liberdade, e sejam formados para uma participação ativa na vida social.” (Cân. 795)

bottom of page